6 exercícios para férias.
Para brincares, em casa, em viagem, na piscina, etc!
Com os teus pais, irmãos, primos, amigos...
1.
Viagem de Carro - Os nomes das terras
Obecedendo às maiúsculas e minúsculas, dá um nome para cada uma das letras: P - PORTO/PORTALEGRE; o - ouriço; r - rato; t - trem; o - ovo...
2.
A mesma coisa
Dizer o alfabeto e parar. Na letra, em vez do jogo do STOP, diz um nome, um adjetivo, um verbo, até perderes.
Ex.: Faca, fraco, fragilizar, fome, famoso, fraquejar, face, fácil, fortificar, fumo, frágil, fazer...
3.
Inventar um Nome e Construir um Pequeno Conto
Ex.: A Maria e a Ceú eram duas irmãs diferentes. A Maria era loira e de olhos azuis; a Céu era morena e de olhos castanhos. A Maria era valente e a Céu, diziam, tinha medo de tudo. Nas malandrices, eram iguais. Um dia, andavam em cima de um muro, desobedecendo às ordens, quando uma silva enroscou-se no pé da Maria e ela caiu no silvado. A Céu não fugiu. Socorreu a irmã e chegaram a casa cheias de arranhões. Como diz o ditado: "Vozes de burro não chegam ao céu".
4.
Dizem 5 palavras à sorte que têm de entrar no início de uma história
Ex.: feiticeiro, luz, árvore, carro, gaveta
(estas foram ditas à sorte pelo meu filho no quarto dele)
O feiticeiro Joni vivia na gaveta do Pedro e acompanhava-o no carro até ao emprego sem ele saber. À luz do sol, ninguém o via e, na empresa, esperava-o na árvore do jardim, uma bela japoneira.
5.
Jogo do nonsense ou com sentido
Era uma vez uma abelha/abelha que andava toda atarefada/atarefada a colher o pólen/pólen das flores do jardim/jardim perfumado da casa da Carlota/Carlota que adorava rosas/rosas da roseira/roseira no jardim/jardim que tinha uma fonte/fonte de água límpida/límpida onde nadavam peixinhos/peixinhos vermelhos e dourados...
6.
Se escreveres, podes fazer um diário mágico:
O Diário da Abelhinha Zunzum ou as aventuras das tuas férias...
Desafio dos Reis Magos
1.
Viagem de Carro - Os nomes das terras
Obecedendo às maiúsculas e minúsculas, dá um nome para cada uma das letras: P - PORTO/PORTALEGRE; o - ouriço; r - rato; t - trem; o - ovo...
2.
A mesma coisa
Dizer o alfabeto e parar. Na letra, em vez do jogo do STOP, diz um nome, um adjetivo, um verbo, até perderes.
Ex.: Faca, fraco, fragilizar, fome, famoso, fraquejar, face, fácil, fortificar, fumo, frágil, fazer...
3.
Inventar um Nome e Construir um Pequeno Conto
Ex.: A Maria e a Ceú eram duas irmãs diferentes. A Maria era loira e de olhos azuis; a Céu era morena e de olhos castanhos. A Maria era valente e a Céu, diziam, tinha medo de tudo. Nas malandrices, eram iguais. Um dia, andavam em cima de um muro, desobedecendo às ordens, quando uma silva enroscou-se no pé da Maria e ela caiu no silvado. A Céu não fugiu. Socorreu a irmã e chegaram a casa cheias de arranhões. Como diz o ditado: "Vozes de burro não chegam ao céu".
4.
Dizem 5 palavras à sorte que têm de entrar no início de uma história
Ex.: feiticeiro, luz, árvore, carro, gaveta
(estas foram ditas à sorte pelo meu filho no quarto dele)
O feiticeiro Joni vivia na gaveta do Pedro e acompanhava-o no carro até ao emprego sem ele saber. À luz do sol, ninguém o via e, na empresa, esperava-o na árvore do jardim, uma bela japoneira.
5.
Jogo do nonsense ou com sentido
Era uma vez uma abelha/abelha que andava toda atarefada/atarefada a colher o pólen/pólen das flores do jardim/jardim perfumado da casa da Carlota/Carlota que adorava rosas/rosas da roseira/roseira no jardim/jardim que tinha uma fonte/fonte de água límpida/límpida onde nadavam peixinhos/peixinhos vermelhos e dourados...
6.
Se escreveres, podes fazer um diário mágico:
O Diário da Abelhinha Zunzum ou as aventuras das tuas férias...
Desafio dos Reis Magos
Maria Teresa Portal Oliveira
A ALQUIMIA DAS PALAVRAS
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