Professora,
Quando se encerra um ciclo tão importante da nossa vida como a passagem pelo ensino superior, são inúmeras as pessoas com papéis preponderantes no nosso percurso a quem queremos, a título de singela homenagem, deixar pelo menos o nosso muito obrigado…
Sei que não é de todo viável abranger todos aqueles que merecem estar patentes, mas procurei de alguma forma circunscrever alguns daqueles a quem tanto devo. Uma dessas pessoas é, indubitavelmente, a professora. Aliás, correção, são todos os professores que desde o meu ensino primário têm vindo a enriquecer a minha formação, tornando-me na profissional que almejo ter oportunidade de demonstrar ser. Nesse conjunto destaca-se a professora (Teresa Portal) a quem devo grande parte da minha desenvoltura linguística.
São, felizmente, diversos os momentos em que elogiam a minha escrita. Poderia refugiar-me numa atitude egoísta e guardar o meu troféu, mas a verdade é que, se por um lado há algum mérito próprio (fruto do meu investimento pessoal nas letras), por outro há que reconhecer que por detrás deste resultado estão pessoas que me auxiliaram na aquisição e consolidação de conhecimentos enquanto partes de um todo coerente e eficaz. É nesta circunstância que lhe venho por este meio agradecer todos os apelos à criatividade e a exigência que tanto refutei mas que hoje revela, definitivamente, os seus frutos. Enquanto aguardo inspiração para continuar a redigir esta carta, apercebo-me do quão estranho tudo isto deve estar a soar-lhe. Não que me pareça despropositado reconhecer-se o valor de um professor na nossa passagem pela vida, mas talvez por tudo isto ser, provavelmente, mais invulgar do que deveria. Pois bem, se assim for, sou a exceção à regra e não me acanho em assumir esse estatuto.
Julgo que é frequente as pessoas terem noção das críticas que lhes apontam, até porque se há coisa que o povo português sabe fazer, é censurar em detrimento de autenticar o valor das coisas e de quem nos rodeia. Mas será tarde para o fazer?
Pelo sim e pelo não, e com a certeza de que muito ficou por dizer, limito-me a dedicar-lhe um franco e leal.
Obrigada a si que asseguro ter contribuído para a minha afortunada vida.
Da sua, de sempre e para sempre, aluna e admiradora
< ANTERIOR
Encontro com a saudade
Maria Teresa Portal Oliveira
A ALQUIMIA DAS PALAVRAS
Maria Teresa Portal Oliveira
A ALQUIMIA DAS PALAVRAS
A Alquimia das Palavras
Maria Teresa Portal Oliveira
Links Rápidos
Siga-me
Newsletter
Receberás notícias minhas regularmente!
© 2021 | Maria Teresa Portal Oliveira
© 2021 | Maria Teresa Portal Oliveira I Política de Privacidade | Termos & Condições